Publicado em: 09/07/2018 18:28

Começa nesse poróximo sábado, dia 14, a vigézima oitava edição do Festival de Inverno de Antonina. Muitas atrações, oficinas que voltarão a serem realizadas em uma semana, diferente do ano passado que, por questões econômicas esteve com 4 dias de realização.

A 28ª edição do Festival de Inverno da UFPR traz como propósito o movimento da cultura, arte e conhecimento, bens que nos fazem mais humanos. O vento que move e faz girar é emanado da universidade, que gera energia, constrói o saber e transforma.

CATAVENTO

A alusão à brincadeira de criança reflete o papel da UFPR na formação, produção e difusão da Arte e Cultura no Paraná e, do próprio Festival de Inverno, que não é apenas um evento, mas sim, um processo de intercâmbio entre a UFPR, a comunidade e a gestão governamental.

A energia do vento é que torna possível a sinergia entre essas instituições, fazendo-as girar, tornando-as plurais, especialmente em Antonina, a casa do Festival de Inverno da UFPR no mês de Julho, na qual durante oito dias teremos oficinas, praça de lazer, apresentações artísticas na igreja, no teatro, shows no Coreto da cidade e, uma novidade: atrações itinerantes nos diversos bairros da cidade, onde o vento possa ir.
Guiados pelo vento, cata-vento, queremos ocupar as ruas, as praças, as escolas de Antonina e fazer com que por meio da diversidade cultural todos/as sejam afetados no corpo e na alma.

Outra grande novidade, será o Circuito CulturArte da UFPR. Aquecendo para o Festival, neste ano teremos dois eventos preparatórios um em Paranaguá , nos dias 19 e 20 de maio no Museu de Arqueologia e Etnologia; e outro em Matinhos, no período de 15 a 17 de junho, no Setor Litoral e Praça Central de Matinhos.Cada lugar com sua vocação preparando as discussões que confluem para o Festival de Inverno da UFPR em Antonina, na semana de 14 a 21 de julho.

Reconhecer a centralidade da Arte e Cultura é decisiva no empoderamento de uma comunidade na construção de sua cidadania cultural. O Festival de Inverno da UFPR busca por meio dessas ações, a reflexão e a criação de um novo olhar, de um novo tempo alçado pelos ventos de um Catavento.

Você é nosso convidado especial, venha participar!

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR