Entrega das Obras de restauro

Publicado em: 30/10/2019 19:28 | Fonte/Agência: IPHAN PARANÁ

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ABERTA PARA O PÚBLICO NOVAMENTE. smiley

A Prefeitura Municipal de Antonina, convida todos a participarem da Inauguração da Estação Ferroviária restaurada com projetos realizados e coordenados pelo IPHAN que acontecerá amanhã (31), quinta-feira às 15h00.
Construída em alvenaria, foi inaugurada em 07 de setembro de 1922. Nos anos de 1970 o ramal de Antonina foi praticamente desativado pela Rede Ferroviária Federal S.A., com o fechamento para o trânsito de passageiros. Em 2003 o edifício foi restaurado com o intuito de abrigar alguns órgãos da Prefeitura Municipal.
Desde o início 2017, o Prefeito Municipal realizou gestões junto a ABPF e a Rumo Logística no sentido de reativar a Maria Fumaça no trecho Morretes-Antonina.
Todos sonhamos com a volta do trem porque fez parte de nossa memória e da infância muitos antoninenses que agora podem festejar também um grande fluxo de turistas que virão pelo trilhos trazer mais renda e emprego para nossa gente.

IGREJA BOM JESUS DO SAIVÁ RESTAURADA smiley
A Prefeitura Municipal de Antonina, convida todos a participarem da Inauguração da Igreja Bom Jesus do Saivá, restaurada com projetos realizados e coordenados pelo IPHAN que acontecerá amanhã (31), quinta-feira às 15h00.
A Igreja Bom Jesus do Saivá é um dos principais prédios históricos de Antonina e agora recebeu um minucioso trabalho de restauro.
As obras realizadas contemplam a recuperação do telhado e da fachada.  A restauração do imóvel além de preservar as características arquitetônicas manteve muitos de seus materiais originais, como o reboco a base de cal de concha. Também foi reformado a fachada e entrada do cemitério.
 A Igreja também ganhou elementos de acessibilidade, como rampa lateral e banheiros acessíveis, e uma pequena copa. Moderna fiação abrangendo para telefonia, internet e sonorização.
Apesar da espera a conclusão da obra tornou-se gratificante aos olhos da comunidade em geral, principalmente à religiosa, vez que a mesma ansiava melhorias há muitos anos no prédio da Igreja para a realização de suas programações características.
A reforma e o restauro da Igreja Bom Jesus do Saivá ficará sempre na lembrança dos fiéis e admiradores do patrimônio histórico e cultural.
#AntoninaMelhor

MAIORES INFORMAÇÕES, CONSULTEM O LINK ABAIXO: