Secretaria Municipal de Indústria e Comércio
PLANO DE AÇÕES – CENTRO DO EMPREENDEDOR
PERÍODO 2019 – 2020
AÇÃO |
TEMA |
CARGAHORÁRIA |
REALIZAÇÃO |
PÚBLICO |
CONCEITO |
EVENTO DE LANÇAMENTO |
Palestra Motivacional |
2 h |
30 /setembro/ 2019 |
150 part |
Realização de evento para um grande público com o objetivo de divulgar para o município a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Antonina. Receberemos os empresários/munícipes com a apresentação da parceria e a programação para 2019- 2020, em seguida entregaremos uma palestra de tema motivacional com palestrante renomado e encerramos o evento com um coquetel. Neste evento é importante mobilizar a mídia para que não só a parceria, mas o município como um todo ganhe visibilidade. |
OFICINA |
Gestão Financeira |
6 hrs(duas noites) |
02 e 03/outubro/2019 |
30 part |
3 Horas: Controles Financeiros Essenciais, Capital de Giro, Caixa, Demonstrativos de Resultados DRE; 3 Horas: Formação do Preço de Venda |
CURSO |
Visual de Loja |
12h + 01h consultoria na empresa |
22, 23 e 24/outubro |
30 part |
ENCONTRO 1 – a importância da gestão do visual de loja; ENCONTRO 2 – conhecendo os mecanismos que influenciam as compras do seu consumidor; ENCONTRO 3 – técnicas de exposição de produtos: conquistando clientes; e como montar sua vitrine; |
OFICINA |
Atendimento ao Cliente |
3 h |
13 /novembro/ 2019 |
30 part |
Abordagem ao cliente; atendimento presencial e por telefone; reconhecer a necessidade do cliente; criar um elo com o cliente; comunicação assertiva: Prospecção, Venda, Cadastro, Pós Venda, Cobrança; diferenças de tratamento e Atendimento; satisfação do cliente; agregar valor através do atendimento ,assim fidelizando o cliente; como lidar com as reclamações?; bons costumes e apresentação pessoal; postura do atendente: pontualidade, asseio, informação correta ao cliente; usar a tecnologia para se comunicar com seus clientes; promova eventos e de mimos a seus clientes; |
Encerramento 2019 |
Encontro Empresarial |
02 h |
28 /novembro/ 2019 |
100 part |
Café com empresários para apresentar as realizações da parceria em 2019; |
Abertura 2020 |
Encontro Empresarial |
02 h |
10 de Março de 2020 |
100 part |
Evento para Lançamento da Programação 2020 |
Consultoria |
Finanças |
7 h |
17 de Março de 2020 |
07 part |
Contas a pagar; contas a receber; apuração de custos; formação de custo e preço de venda; margem de lucro; fluxo de caixa; indicadores de desempenho; lucratividade; liquidez; orientação na elaboração de controles financeiros; ponto de equilíbrio; margem de contribuição. |
Curso |
Liderança |
12 h |
24 á 26 de Março de 2020 |
30 part |
Identificação de lideranças, desenvolvimento de líderes, estilos de liderança, gestão da diversidade na empresa, condução de grupos, equipes e times. |
Consultoria para participantes do curso de Liderança |
Coaching de Liderança |
30 h |
25 à 27 de Março de 2020 |
30 part |
Processo de desenvolvimento humano pautado em diversas ciências, que apoia pessoas e empresas através do uso de técnicas, visando o alcance de metas, o desenvolvimento acelerado e evolução contínua. |
Consultoria Técnica e Visitações |
Suporte e Assessoria |
|
Abril de 2020 |
|
Contas a pagar; contas a receber; apuração de custos; formação de custo e preço de venda; margem de lucro; fluxo de caixa; indicadores de desempenho; lucratividade; liquidez; orientação na elaboração de controles financeiros; ponto de equilíbrio; margem de contribuição. |
Consultoria |
Finanças |
7 h |
08 de Maio de 2020 |
07 part |
Contas a pagar; contas a receber; apuração de custos; formação de custo e preço de venda; margem de lucro; fluxo de caixa; indicadores de desempenho; lucratividade; liquidez; orientação na elaboração de controles financeiros; ponto de equilíbrio; margem de contribuição. |
Oficina |
Gestão de Conflitos |
3h |
13 de Maio de 2020 |
30 part |
Saber lidar com interesses opostos em uma negociação entre indivíduos e/ou grupos, por meio da utilização de técnicas, práticas e processos. |
Consultoria |
Finanças |
7h |
09 de Junho de 2020
|
07 part
|
Contas a pagar; contas a receber; apuração de custos; formação de custo e preço de venda; margem de lucro; fluxo de caixa; indicadores de desempenho; lucratividade; liquidez; orientação na elaboração de controles financeiros; ponto de equilíbrio; margem de contribuição. |
Oficina
|
Análise de Mercado |
3h |
17 de Junho de 2020 |
30 part
|
Preparar o candidato a empresário para que este desenvolva competências e possa analisar dados e partir dessa análise sentir-se capaz de tomar uma decisão pautada em dados do mercado. |
Oficina
|
Orientação para Acesso a Crédito |
3h |
08 de Julho de 2020 |
30 part |
Preparar o empresário/empreendedor para acessar e utilizar o crédito de forma compatível com a real necessidade do seu negócio, e assim obter o melhor resultado possível dessa operação. |
Palestra
|
Estratégia de Marketing |
1 h |
12 Agosto de 2020 |
60 part |
Diagnóstico, estratégias de marketing, metodologia de análise e segmentação de mercado e de ambiente, comportamento do consumidor, canais de distribuição, promoção e propaganda, metodologias de inteligência comercial, planejamento de mídia, endomarketing, plano de marketing. |
Oficina |
Mídias Digitais |
3 h |
10 de Setembro de 2020 |
30 part |
Facebook e WhatsApp-Passo a passo de como criar e impulsionar sua página de negócios |
Evento de Encerramento |
Palestra de Fechamento de Ciclo |
3 h |
28 de Outubro de 2020 |
200 part |
Realização de um grande evento para a comunidade com o objetivo de apresentar os números realizados ao longo de 2019-2020 em função da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Antonina, entregaremos uma palestra compalestrante renomado para fechar o ciclo. |
A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio através do Centro do Empreendedor ressalta que o cronograma de trabalho acima apresentado foi elaborado em parceria com o Sebrae Litoral no formato de visitas e consultorias técnicas que foram realizadas entre os meses de Julho á Setembro de 2019. A partir destas ações realizou-se diagnóstico com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a ealidade do empresariado local, buscando ferramentas junto ao Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/Pr), para aprimorar os serviços de utilidade pública prestados ao empreendedor.
Da mesma forma, com base a Lei Complementar 123/2006 a qual em Súmula “Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”, a Prefeitura Municipal de Antonina, Secretaria Municipal de Industria e Comércio e Sebrae/Pr implantaram no último dia 30 de Setembro o Centro do Empreendedor em Antonina, local desenvolvido com a função de unificar procedimentos administrativos pertinentes a rotina do empreendedor, o qual desenvolverá além da grade de cursos e oficinas de capacitação supramencionados, atendimentos que buscarão dar agilidade e eficiência ao comerciante Antoninense em dias e horários que serão pré definidos pela Secretaria.
RAFAEL MOREIRA CRUZ
Secretário de Indústria e Comércio
Decreto 154/2019 - Antonina - PR