Turismo

Filarmônica Antoninense

Fundada em 30 de agosto 1975, a Filarmônica antoninense está incorporada ao folclore da cidade. Instituição de caráter beneficente destina-se a promover e desenvolver a cultura e a tradição musical, participando em atividades cívicas e integrando a juventude antoninense a FA já formou diversas gerações de músicos em Antonina.

O trabalho desenvolvido ao longo de mais de quatro décadas faz da FA uma entidade respeitada e aplaudida no Estado do Paraná e em todo o país.

A FA é hoje a derradeira das Bandas Musicais que já abrilhantaram a cidade de Antonina. A primeira Banda antoninense que se tem notícia é datada de 1875, a BANDA ANTONINENSE, citada no diário de bordo de Dom Pedro II na ocasião de sua passagem pela cidade em 1880.

Como banda musical a Filarmônica Antoninense é recordista de títulos no Estado do Paraná, sendo 27 vezes Campeã Paranaense e 3 vezes Campeã Brasileira de Bandas Civis em sua categoria.

A FA tem, em atividade, dois grupos musicais:

A BANDA SINFÔNICA (BASINFA) - atuante desde a fundação da entidade, premiadíssima no Paraná e também fora do Estado. Formada por alunos da instituição e, ocasionalmente, músicos convidados, mantém a tradição centenária das BANDAS. Atualmente busca atuar na vanguarda da música para este tipo de grupo musical.

A FILARMÔNICA ORQUESTRA SHOW - lançada em 2001. Com a formação de Big Band, apresenta shows ecléticos e vibrantes, aplaudida por onde passa. Também é formada, majoritariamente, por alunos da instituição.

Localização