Turismo

Praça Coronel Macedo

Antiga Praça da República foi denominada Coronel Macedo em Homenagem ao ilustre Prefeito que dedicou especial cuidado ao mais antigo e belo logradouro da cidade, que possui em seu entorno, diversos monumentos que prova o esplendor do ciclo da erva-mate. O coreto, o chafariz e algumas árvores raras, como duas canforeiras no extremo da praça, próxima à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, são algumas atrações, além do busto em bronze e a carta testamento de Getúlio Vargas, desde a fundação da cidade, com a ereção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, o espaço hoje ocupado pela Praça Coronel Macedo sempre foi destinado à comunidade.

Primeiramente denominado “Campo da Matriz”, “Pátio da Matriz” e “Praça da República”, era ali que aconteciam as cerimônias mais marcantes dentro da história da cidade.

Este logradouro público foi um dos mais belos do Paraná, local de encontros cívicos de muitas gerações, com o busto de Getúlio Vargas e sua Carta Testamento, um marco em homenagem a um heróico filho desta terra, soldado Francisco de Oliveira, que tombou em campos de batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os românticos e seresteiros fizeram desta praça a ribalta dos seus olvaneios.

A Praça Coronel Macedo foi construída na Administração do Coronel Antonio Ribeiro de Macedo, que foi prefeito nos anos de 1895 a 1900. Após seu falecimento, a Câmara Municipal, através do projeto lei, deu o nome de “Coronel Macedo”, em homenagem ao seu idealizador.

Na década de vinte, esta praça recebeu tratamento paisagístico e foi densamente arborizada.

Atualmente, por sua exuberante vegetação e pela ambiência proporcionada pelo casario antigo que a contorna, ela se constitui num dos mais agradáveis pontos da cidade.

Localização