Prefeitura de Antonina disponibiliza a Carteira do Idoso no município

Publicado em: 29/03/2023 15:15

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza a Carteira do Idoso.

A Carteira do Idoso é um benefício do Governo Federal que garante à pessoa idosa acesso a passagens de ônibus interestadual, é uma forma de comprovação de renda para que idosos consigam adquirir passagens de maneira totalmente gratuita, que no caso são duas vagas por veículo ou com até 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor de passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, conforme previsto no Estatuto do Idoso na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

A Carteira do Idoso é válida em todo território nacional e é obrigatória sua aceitação por parte de todas as empresas de transporte (rodoviário, ferroviário e aquaviário).

Podem solicitar o documento, idosos a partir de 60 anos de idade ou mais, a pessoa deve estar inscrita no CadÚnico e seu cadastro deve estar atualizado. Além disso, é necessário possuir renda individual de até dois salários mínimos.

Para ser incluído no programa basta comparecer no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) munido da seguinte documentação

• RG
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Endereço

Após a inscrição no Cadastro Único, a pessoa idosa precisa aguardar no mínimo 45 dias e, após o prazo, poderá emitir sua carteirinha no CRAS.

ENDEREÇO CRAS:

Rua Heitor Soares Gomes, 55 - Centro