A Prefeitura de Antonina anuncia que o município foi contemplado para receber uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, iniciativa lançada pelo Governo do Estado do Paraná. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
O programa contará com um investimento de R$ 64,5 milhões e tem como objetivo fortalecer a rede de apoio, proteção e protagonismo feminino em todo o Paraná, garantindo às mulheres mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Um espaço completo para mulheres
Diferente da Casa da Mulher Brasileira, de âmbito federal, a versão paranaense é multifuncional. A Casa da Mulher Paranaense oferecerá:
* Qualificação profissional;
* Apoio ao empreendedorismo;
* Atendimento multidisciplinar;
* Ações de prevenção e combate à violência doméstica.
Segundo o governador Ratinho Junior, a iniciativa une proteção e autonomia: “Será um espaço com um olhar cuidadoso para a mulher, tanto na questão da violência doméstica, mas também um lugar de preparo profissional, para que ela possa conquistar independência financeira”, destacou.
Como Antonina foi escolhida
Antonina foi selecionada para receber a unidade por apresentar as condições necessárias ao projeto, como a disponibilização de terreno adequado, equipe técnica capacitada e o compromisso com a manutenção do serviço. O projeto arquitetônico segue o padrão estadual, o que garante qualidade e agilidade na execução das obras. A previsão é de que as unidades estejam concluídas até 2026.
Estrutura em três eixos
* A Casa da Mulher Paranaense será organizada em três pilares principais:
* Cuidar das Mulheres: atendimento multidisciplinar, oficinas, palestras, apoio psicossocial e atividades de fortalecimento.
* Gerar Prosperidade: incentivo à qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e acesso ao Banco da Mulher Paranaense, que disponibiliza linhas de crédito para negócios liderados por mulheres.
Ampliar a Proteção: ações de prevenção à violência, escuta inicial e encaminhamento à rede de atendimento especializada.
Um avanço para Antonina e o Litoral
A secretária Leandre Dal Ponte reforçou que o programa representa um marco nas políticas públicas para mulheres em todo o Estado: “Quando uma mulher prospera, sua família prospera, sua cidade prospera e todo o Paraná cresce junto. A Casa da Mulher Paranaense vem para consolidar a autonomia feminina”, afirmou.
Já para a Secretária Municipal Thaiz Batista, "A execução do projeto na cidade de Antonina é um avanço para o município e para todas as mulheres antoninenses"
Com a implantação em Antonina, o litoral do Paraná passa a contar com um equipamento estratégico para fortalecer a rede de apoio, ampliar oportunidades e garantir um futuro de mais dignidade e protagonismo para as mulheres da região.
FONTE: GOV. DO ESTADO DO PARANÁ