Prefeitura de Antonina alerta a população a não tocar em aves ou em outros animais mortos próximo a baía

Publicado em: 12/07/2023 12:06

Prefeitura de Antonina alerta a toda população a não tocar em aves ou outros animais que sejam encontrados mortos ou doentes próximo a baía.

Esse alerta é devido um surgimento de um caso isolado de gripe aviária em encontrado em uma ave em Antonina que “acendeu o alerta” no estado, já que o vírus H5N1 tem potencial de causar pandemia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) que orienta que seja rigorosamente monitorado, a Vigilância em Saúde segue acompanhando a situação, com as devidas ações de vigilância e rastreio.

Até o momento, temos a confirmação de um contato humano com a ave encontrada em Antonina e as equipes da Vigilância em Saúde e ADAPAR já estão monitorando.

A Prefeitura recomenda que ao se deparar com um animal morto ou doente em áreas próximas à baía não toque ou resgate, avise a Secretaria Municipal do Meio

Ambiente ou as autoridades sanitárias locais.

E também a Coordenação Sanidade Avícola na Adapar, através do contato: 41 2152-6350 ou 41 2152-6354 ou por e-mail: areadesanidadeavicola@adapar.pr.gov.br para mais informações: Ministério de Agricultura e Pecuária.

A Gripe aviária é uma doença viral e altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, podendo atingir também no homem, com 54% de letalidade.

O Brasil é livre de Influenza Aviária na produção avícola, tendo havido notificação em aves silvestres no estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro, em maio de 2023, e na última semana foi notificado aqui no Paraná especificamente em nossa cidade.

Diante dos casos identificados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as secretarias estaduais de Agricultura, intensificaram as medidas de prevenção da doença no território nacional.

Observe se as aves apresentam os seguintes sinais:

Dificuldade respiratória; Secreção nasal ou ocular; Espirros; Incoordenação motora; Torcicolo; Diarreia; Produção de ovos malformados; queda no consumo de ração e água; e a alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.