Prefeitura de Antonina inicia a fase prática do Projeto de Revitalização do Centro Histórico

Publicado em: 13/03/2024 09:50

Na última semana a Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico iniciou a fase prática do Projeto de Revitalização do Centro Histórico na Travessa Marinho.

Na primeira fase do projeto aproximadamente 110 fachadas serão recuperadas e pintadas, a revitalização das principais casas históricas nas ruas do Centro Histórico de Antonina é um reconhecimento à beleza paisagística existente e a presença de um raro conjunto de edificações e ruínas de diferentes períodos históricos vinculados ao chamado “primeiro ciclo do ouro no Brasil’.

O Projeto passou por algumas fases como, Estudo da área abordada; Análise das Cores; Protocolo do IPHAN; Aprovação dos Proprietários, já a fase prática vem sendo realizado a pinturas das fachadas e das esquadrarias.

Antonina teve o seu centro tombado pelo IPHAN em 2012 e o objetivo deste projeto é revitalizar as edificações das principais ruas desse centro histórico através da pintura com harmonização de cores das edificações ali existentes, também valorizar seus aspectos arquitetônicos e com isso atrair um maior número de turistas, proporcionando assim o aquecimento do setor econômico do município consequentemente o aumento na oferta de trabalho e melhoria na qualidade de vida da população.

O projeto conta com o patrocínio do Porto Ponta do Felix e Rumo Logística através do chamamento público e pretende pintar as fachadas das edificações selecionadas, sejam comércios e residências presentes nas seguintes ruas: Rua Conselheiro Alves de Araújo; Praça Coronel Macedo; Rua 7 de Setembro; Rua XV de Novembro; Rua Dr. Carlos Gomes da Costa; Rua Dr. Heitor Soares Gomes e Rua Antônio Prado.