Prefeitura de Antonina realiza campanha Maio Laranja no munícipio

Publicado em: 22/05/2024 14:18

MAIO LARANJA

SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANCAS E ADOLESCENTES.

Entre os dias 14 à 17 de Maio a Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social; CRAS e CREAS realizou ações de fortalecimento à conscientização, ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As ações iniciaram com palestras da Policial Lilian Domaszak no Theatro Municipal para mais de 300 crianças da rede municipal entre as faixas etárias de 9 e 10 anos no período da manhã e da tarde.

Foi realizado também uma blitz de conscientização para adolescentes até 17 anos no Colégio Estadual Maria Arminda, com as equipes do CRAS e do CREAS.

As ações continuaram na quinta-feira (16) onde houve palestras voltadas à toda equipe da rede de proteção à criança e ao adolescente do nosso município com a Secretária Municipal de Assistência Social de Paranaguá, Ana Paula Falanga, e a Coordenadora do CAIACAV, Janaina Arantes, explanando sobre as experiências de implantação do CAIACAV, primeiro Centro de Atendimento do segmento implantado no Paraná.

Encerrando a semana foram realizada palestras e capacitação para a equipe da rede de proteção à criança e ao adolescente com os seguintes palestrantes:

Psicóloga Eduarda Basso; Psicóloga do CAPS, professora de psicologia da UTP, ministrou sobre os danos causados no decorrer da vida com o abuso sexual de uma pessoa quando criança.

Ainda no período da manha, tivemos a Promotora da Vara da infância e adolescência Dra. Carolina Coelho, instruindo sobre a importância da estruturação da rede, da importância do atendimento e escuta especializados e também da sensibilidade de cada profissional que faz parte desta teia e fluxo de atendimento à criança e ao adolescente.

Já no período da tarde contou com a palestra da Delegada PC PR, Patrícia Nobre, do NUCRIA, Curitiba, a qual expressou sua experiência e a empatia do profissional com a criança, a importância do acolhimento correto e sobre a escuta especializada, seguindo com as palestras o evento recebeu a Técnica do Núcleo Regional de Paranaguá, Sanzia Machado e encerrou com a palestra do pedagogo e mestrando na área de proteção à criança e ao adolescente Cássio Farias.