Antonina vem se tornando referência em turismo ecológico

Publicado em: 22/05/2024 14:27

Na última semana, foi realizada uma visita técnica relacionada a Grande Reserva Mata Atlântica que contou com a participação de representantes dos municípios de Apiaí, Itaóca, Iporanga e Barra do Turvo, incluindo representantes das prefeituras, empresários e consultores do SEBRAE-SP.

A visita foi organizada pela Região Turística, Cavernas da Mata Atlântica e pelas ADETURs Rotas do Pinhão e Litoral do Paraná, com o apoio da Grande Reserva Mata Atlântica.

O principal objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre as regiões dos estados de São Paulo e do Paraná. A programação teve início no município de Quatro Barras, onde foram realizadas apresentações sobre o município, a ADETUR Rotas do Pinhão e o trabalho do SEBRAE.

O grupo visitou Morretes e conheceu dois importantes empreendimentos: o Ekôa Park e a Cervejaria Porto de Cima, ambos membros fundadores da Grande Reserva Mata Atlântica. O Ekôa Park, além de suas atrações, possui um centro de informações dedicado à iniciativa.

Também houve uma apresentação da regional do litoral do SEBRAE, o grupo se encontrou com representantes das Prefeituras de Morretes e de Antonina, na ocasião, foi apresentada a importância das Indicações Geográficas na região, destacando produtos como a bala de banana, a cachaça, a farinha de mandioca e o barreado.

O destino final da visita foi Antonina, onde o grupo conheceu o Vale do Gigante, um Portal da Grande Reserva Mata Atlântica, se reuniram com empresários da região no Santuário Vitória Régia e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da SPVS em suas Reservas Naturais, responsáveis pelo abastecimento de água de todo o município.

Ainda em Antonina, o grupo participou de uma reunião na Estação Ferroviária, o encontro abordou a gestão do município nos últimos anos, os benefícios da adesão à Grande Reserva Mata Atlântica e como a conservação da natureza pode impulsionar o desenvolvimento local.

Esta visita técnica representa apenas a primeira de muitas ações planejadas, com o objetivo de fomentar mais momentos de intercâmbio entre os atores do território da Grande Reserva Mata Atlântica.