Ajude a escolher a ave símbolo de Antonina

Publicado em: 11/10/2024 17:11

CAMPANHA AVE SÍMBOLO DE ANTONINA.

A Prefeitura de Antonina em conjunto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) iniciou a campanha que vai escolher qual será a ave símbolo do município.

Estão na lista, o Beija Flor de fronte violeta; a Garça Azul; o Pica Pau Rei; o Tangará e o Gaturamo Verdadeiro (Bonito – lindo).

Antonina vem se destacando no turismo de observação de aves, e essas foram escolhidas por serem as mais avistadas e comuns na cidade.

CONHEÇA QUEM SÃO ELAS:

BEIJA FLOR DE FRONTE VIOLETA

Nome Científico: Thalurania Glaucopis

O Beija de Fronte Violeta mede aproximadamente  11,1 centímetros, de cor verde brilhante de “boné” azul violeta, tufos do criso braço com retrizes azul – aço e bico negro.

Com um bico de 1,8 cm, alimenta-se do néctar, às vezes fura o tufo de flor do lado de fora atacando diretamente o seu precioso líquido, a espécie também caça insetos e pequenas aranhas, enquanto voa com manobras rápidas aprecia as flores e os seus “melzinhos”.

Seu ninho tem a forma de uma tigela e é feita de fibras de plantas macias, está ave habita em florestas altas e jardins, toma banho na chuva e gosta de ficar no sol, dorme de bico para frente com a cabeça levantada,

quando canta coloca frequentemente as asas por baixo da cauda e pousa abertamente em algum galho fino para dormir.

Podemos encontrar essa espécie na costa brasileira entre o estado da Bahia ao Rio Grande do Sul e até o Oeste até o Mato Grosso.

GARÇA AZUL

Nome Científico: Egretta Caeruleal

A Garça Azul mede 52 centímetros de comprimento na sua fase juvenil é branca passando por um estágio de transição “malhado” também apresenta as pernas esverdeadas e os olhos com íris amarelada, quando adulta apresenta uma plumagem cinzenta – azulada.

Alimenta-se de pequenos invertebrados e peixes, vive sozinha mas também em grupos, seus ninhos são plataformas construídas de gravetos.

Geralmente habita em manguezais e lamaçais do litoral, a Garça Azul é encontrada em momentos de maré baixa, alagados, rios e lagos sendo comum em áreas costeiras e vista frequentemente em praias.

A sua localização é em todo litoral brasileiro, além do Pantanal, e Bacia Amazônica.

PICA PAU REI

Nome Científico: Campephilus Robustus

Considerado o maior Pica Pau do Brasil medindo aproximadamente 36 cm e com o peso de 200 gramas a sua beleza é rara.

A ave possui um canto territorial com diversos tipos de chamados e uma música instrumental o “tamborilar” executada através de repetidos golpes com o bico.

Ao procurar alimentos o Pica Pau Rei encontra nas árvores variedades de insetos e larvas, a ave martela o tronco com força perfurando a casca e capturando as suas presas com a língua.

O seu habitat preferido são matas, entre elas a mata das araucárias e áreas abertas com árvores para a marcação de territórios ou para a comunicação entre os machos e fêmeas.

A ave também pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil.

TANGARÁ

Nome Científico: Chiroxiphia Caudata

O Tangará Possui aproximadamente 13 centímetros e apresenta diversas formas entre os machos e fêmeas, os machos possuem a cor azul celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e no alto da cabeça uma brilhante coroa na cabeça, as fêmeas são verde escura, cauda mais longa que as dos machos o que as torna maiores.

A ave alimenta-se de frutas, geralmente de pequenas bagas e drupas (Frutas com semente) encontradas na mata, principalmente nas copas das árvores que vivem, para capturar as frutas o Tangará se mantem pousado e parte num voo rápido onde coleta com o seu bico o alimento.

Seu Habitat preferido é em sub-bosques, no entanto é mais frequente encontra-las em áreas montanhosas, arborizadas com altitudes de até 1.800 metros.

GATURAMO VERDADEIRO – BONITO LINDO

Nome Científico: Euphonia Violácea

O Gaturamo Verdadeiro mede entre 11 a 12 cm de comprimento e pesa aproximadamente 15 gramas.

A espécie se diferenciam entre o macho e a fêmea, o macho tem as parte superior azul-metálica, uma mancha amarela na testa e a parte inferior amarelada, já a fêmea apresenta a parte superior verde – oliva e a inferior amarela.

Um dos melhores imitadores, um único macho pode se manifestar em poucos minutos na voz de 10 à 16 espécies diferentes, entre elas a de gaviões, papagaios, tucanos e gralhas a sua melodia é muito apreciada o que pode ser considerado uma imitação perfeita.

A ave alimenta-se de frutos e insetos, o seu habitat é naturalizado em bordas de florestas, florestas de galeria, jardins, plantações de cacau e citrinos, fruteiras, árvores densas em parques.

Vive sempre em pares ou pequenos grupos e frequentemente junta-se com outros bandos e outras aves.

Fonte: wikiaves

COMO PARTICIPAR?

Basta acessar o formulário abaixo e votar naquela que você gostar! Não leva nem 1 minuto

https://forms.gle/wY3cHMpPBBjktZMj7 (QR CODE)

A votação encerra no dia 5 de novembro, a ave vencedora será divulgada no aniversário da cidade e durante o 3º Encontro Ornithos, entre os dias 15 a 17 de novembro.