3ª Reunião do Comitê de Monitoramento do PSAM

Publicado em: 14/10/2024 11:00

Na última quinta-feira (10/10) ocorreu a 3ª Reunião do Comitê de Monitoramento do PSAM (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais) de Antonina 2024.

O programa já gerou um crescimento de 30% na receita de ICMS Ecológico para o município.

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Municipal - PSAM/RPPN aplica-se a Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPN existentes no Município de Antonina.

Além da preservação e conservação o PSAM visa, aumentar cada vez mais a arrecadação de ICMS Ecológico (ICMS-E) do município, através do incentivo à melhoria da qualidade da gestão das Unidades de Conservação (UC), aumento do repasse de ICMS-E para o município; Oportunidades de exploração do turismo em áreas naturais, beneficiando as comunidades dos arredores, o aumento da cobertura das áreas naturais da Mata Atlântica, melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia hidrográfica, redução de custos no tratamento da água e manutenção da disponibilidade para abastecimento das cidades, redução da perda de solo e manutenção da fertilidade, garantindo produtividade das áreas agrícolas, redução do assoreamento dos rios e baía, entre outros benefícios à população.