Armazém Macedo recebe 12ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 28/03/2023 16:42

O Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura de Antonina, realizaram no sábado (25) no Armazém Macedo a 12ª Conferência Municipal de Saúde, o evento discute sobre saúde pública e teve como tema “Garantir Direitos e Defender o Sus, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”

A Conferência contou com a participação da palestrante Michele Straub, que é enfermeira, sanitarista, mestre em saúde coletiva e apoiadora do conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná.

O objetivo das Conferências de Saúde é oportunizar a população a trazer demandas e discuti-las, e serve como um processo de construção para políticas públicas, tanto para programas como para elaboração de leis. A Conferência também elege um novo conselho, que tem como objetivo ser um órgão construtivo na cidade, fiscalizando e deliberando ações relacionadas à saúde.

As Conferências Municipais são antecedidas pelas “pré-conferências” que ocorrem em bairros e comunidades do município, nas pré conferência é debatido sobre melhorias e reivindicações sobre saúde pública.

Todas as propostas elaboradas são encaminhadas a um conselho jurídico que delibera as ações. Após a etapa municipal, as conferências serão realizadas em níveis Regionais, Estaduais, até chegar em Nível Nacional.