Nesta terça-feira, (29), a equipe da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Antonina intensificou as ações de monitoramento e controle nos chamados Pontos Estratégicos (PEs), locais que apresentam maior risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Mesmo durante o inverno e as temperaturas mais baixas, o mosquito continua encontrando locais favoráveis para sua reprodução. Por isso, o trabalho da Vigilância em Saúde não para, garantindo a prevenção o ano todo.
Os agentes visitaram ferros-velhos, borracharias, oficinas mecânicas, cemitérios, depósitos de recicláveis e outros imóveis que acumulam recipientes com potencial para armazenar água parada. Durante as inspeções, foram eliminados criadouros, realizadas orientações aos responsáveis e aplicadas medidas de prevenção.
O que são Pontos Estratégicos?
São imóveis que, por suas atividades ou estruturas, acumulam grande quantidade de recipientes que podem conter água parada, favorecendo a proliferação constante do mosquito, mesmo fora do verão.
Entre os principais tipos de PEs estão:
Oficinas mecânicas, com peças expostas à chuva
Cemitérios, com vasos e flores artificiais
Depósitos de recicláveis, com grande volume de materiais acumulados
Transportadoras e garagens, com veículos parados que acumulam água
Qual a importância do monitoramento contínuo?
Esses locais são considerados reservatórios permanentes do vetor, responsáveis por manter o ciclo de vida do mosquito ativo ao longo de todo o ano. Por isso, o monitoramento é fundamental inclusive no período mais frio, quando a população costuma relaxar os cuidados.