Na última segunda-feira (13) a prefeita de Antonina, Rozane Osaki, acompanhada pela equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pelo secretário de Turismo de Antonina, Thiago Afonso, esteve na Secretaria de Estado do Turismo para apresentar o projeto Ateliê Cruzado ao secretário estadual Márcio Nunes.
Fruto de uma colaboração entre o curso de especialização em Patrimônio Histórico e Restauro da UTFPR e a École Nationale Supérieure D’Architecture de Paris-Belleville, o projeto busca preservar e valorizar o patrimônio histórico de Antonina, conectando a cidade ao cenário internacional e fortalecendo sua identidade cultural e turística.
Durante a reunião, os alunos da UTFPR, Vinícius e Thiago, realizaram uma apresentação detalhada sobre as atividades e objetivos do projeto, que já tem destaque previsto no cenário internacional. Os resultados do Ateliê Cruzado serão expostos na École Nationale Supérieure D’Architecture de Paris-Belleville, em Paris, entre os dias 10 e 30 de março de 2025.
A prefeita Rozane Osaki ressaltou a importância do projeto para o município:
“O Ateliê Cruzado é mais que um projeto; é uma oportunidade de colocarmos Antonina como referência na preservação do patrimônio histórico e no turismo sustentável. Essa iniciativa fortalece a identidade cultural da nossa cidade e gera impactos positivos duradouros para a comunidade local. Com o apoio financeiro necessário, podemos transformar Antonina em um destino turístico ainda mais atrativo e integrado ao cenário internacional.”
Além do secretário estadual Márcio Nunes, participaram da reunião o diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes; a professora Ana Paula, da UTFPR; e o secretário de Turismo de Antonina, Thiago Afonso, que também destacou o potencial do projeto para impulsionar o setor turístico no município.
A apresentação marcou um passo importante na busca por apoio financeiro e institucional para viabilizar o projeto Ateliê Cruzado, que promete contribuir para o fortalecimento do turismo cultural, a valorização da Mata Atlântica e o desenvolvimento sustentável de Antonina.