Antonina se despede do seu último herói da 2ª Guerra Mundial, Hermano Ferreira Martins

Publicado em: 28/02/2023 14:32

Ontem Antonina viu partir um de seus grandes expoentes, seu herói de guerra Sr. Hermano Ferreira Martins, o último soldado do litoral paranaense que lutou a Segunda Guerra Mundial.

Nascido em 17 de agosto de 1921, integrou um seleto grupo de 69 pracinhas antoninenses que foram a 2ª Guerra Mundial.

O Segundo Tenente, Sr. Hermano Ferreira Martins, fez seus treinamentos e integrou o 6º regimento de infantaria, regimento Ypiranga e embarcou no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1944 no primeiro contingente, que chegou em Nápoles na Itália.

Desempenhou suas funções no Departamento de Saúde como padioleiro (soldado encarregado de remover feridos do campo de batalha).
Resgatou muitos feridos no campo de batalha e num destes resgates foi ferido pela explosão de uma granada, ficando desacordado por dois dias e meio.

Terminada a guerra o soldado Martins, como era chamado no seu pelotão, foi agraciado com a medalha Cruz de Combate e um diploma de ferimento em ação assinado pela Marechal Mascarenhas de Moraes.

Entre outras homenagens e condecorações Sr. Hermano foi agraciado com as medalhas Max Wolf Filho e Legião Paranaense do Expedicionário.
E também com a Medalha Sangue do Brasil, e Medalha da Vitória.

A sua linda longeva história de vida o Sr Hermano, que agora parte aos 102 anos de idade e é motivo de orgulho e inspiração para toda a nossa comunidade, viverá para sempre em nossa memória.

Neste momento de despedida só podemos agradecer, obrigado Sr Hermano.
O corpo está sendo velado no Theatro Municipal e seu sepultamento será às 15h.

O velório do Sr Hermano está acontecendo no Theatro Municipal de Antonina.
Com homenagem da Polícia do Exército o sepultamento está previsto as 15h.