Dos 399 municípios do Paraná, 161 aparecem na relação atualizada do Mapa do Turismo Brasileiro. A lista reúne municípios que adotam a atividade turística como estratégia de desenvolvimento e prioridade em seus planos de trabalho, realizando investimentos e ações para a promoção do setor. Das sete cidades do Litoral, cinco estão no mapa em dois níveisdiferentes
Ox municípios do mapa são classificados em turístico; com oferta turística complementar; e de apoio ao turismo.
Os “municípios turísticos” concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos. Já os “municípios com oferta turística complementar” possuem atrativos e serviços que agregam à oferta da região. Os “municípios de apoio ao turismo”, por sua vez, não têm fluxo turístico ou apresentam movimento pouco expressivo, mas se beneficiam da atividade fornecendo, para cidades com oferta complementar, mão de obra, serviços ou produtos associados ao setor.
Do total de municípios paranaenses, 18 estão na seção mais alta – classificados como turísticos –, enquanto 142 são de oferta turística complementar e 1 é de apoio.
Do Litoral, o mapa classifica como municípios turísticos as três cidades balneárias: Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Antonina e Morretes estão na categoria município com oferta turística complementar.
A classificação se baseia em vários requisitos, sendo que alguns dependem da atualização das informações fornecidas pelas prefeituras. Guaraqueçaba e Paranaguá, apesar de terem intensa atividade turística, não cumpriram até o final de 2024, os requisitos (ou informações) para entrar no mapa.
“Estar no Mapa do Turismo Brasileiro significa estar alinhado com os princípios da Política Nacional de Turismo, habilitando nossos municípios para a captação de recursos federais, tão importantes para o desenvolvimento dos territórios”, comenta o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Participar do Mapa do Turismo também ajuda nas tomadas de decisões estratégicas da gestão pública, que pode orientar novas políticas específicas para cada município, entendendo as necessidades. É o que explica Alessandra de Paula Xavier, turismóloga da Secretaria do Turismo (Setu-PR).
“O mapa é o principal instrumento do Programa de Regionalização do Turismo e propicia diversos benefícios aos municípios, como o repasse de recursos públicos do Ministério do Turismo, que hoje é destinado apenas aos locais no mapa. Com isso, também são fomentadas as atividades que desenvolvem os territórios, impactando os serviços, a renda, a geração de emprego e a promoção daquele local”, diz.
Estar no mapa representa um avanço em âmbito local, estadual e nacional, uma vez que os territórios das Agências de Desenvolvimento Regional fazem parte de uma grande rede destinada à identificação do desempenho local.