Prefeitura de Antonina através da Vigilância em Saúde, realiza o sistema Liraa

Publicado em: 24/03/2023 16:55

Você conhece o que é LirAa?

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti - LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O LIRAa é, também, uma importante fonte de informação para a mobilização social, uma vez que busca sensibilizar e direcionar o olhar da população para os problemas identificados na sua área, a fim de que sejam adotadas medidas de prevenção das doenças transmitidas por este vetor.

Os dados coletados em campo serão processados em laboratório para a geração de índices larvários, baseados na forma imatura do Aedes aegypti, tais como Índice de Infestação Predial (IIP) e o tipo de depósito predominante.

Diante disso, a Prefeitura de Antonina, através da Vigilância em Saúde pedimos a colaboração de todos, que permitam a entrada dos nossos Agentes de Endemias, o trabalho deles é apenas de proteção a você e sua família.