Prefeitura de Antonina inicia a Campanha Maio Laranja

Publicado em: 04/05/2023 14:01

O Maio Laranja começou, e um olhar atento pode salvar a vida crianças e adolescentes. A data 18 de maio é um dia muito importante para a conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Você sabe que é violação sexual contra crianças e adolescentes?

Trata-se de uma violação dos direitos sexuais onde pode ocorrer o abuso e exploração do corpo e da sexualidade das crianças e adolescentes. Essa violação pode acontecer a partir de comportamentos de persuasão, ameaça e agressividade, onde atividades de cunho sexual são caracterizadas improprias para a idade cronológica, desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças e adolescentes.

Se os comportamentos a seguir estiverem se manifestando em alguma criança ou adolescente do seu convívio, esteja atento.

• Queda no rendimento escolar;

• Traumatismos físicos (marcas de agressão);

• Silêncio predominante e segredos que não quer compartilhar;

• Mudança de comportamento e alteração de humor;

• Comportamento infantil (já anteriormente abandonados pela criança/adolescente).

DENUNCIE:

Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual infantil disque 100 ou busque o CRAS, CREAS ou o Conselho Tutelar do município.

Conselho Tutelar Antonina: (41)98494-1894

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social atua de forma contínua para assegurar os direitos sociais, visando apoio e proteção às famílias, crianças e adolescentes que tiveram de alguma forma seus direitos violados.