Formação de professores para Educação Ambiental em Antonina

Publicado em: 28/11/2023 13:57

Com apoio da Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Educação, a Sociedade de Pesquisa e Vida em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realizou no último dia 10 de novembro, a formação de 140 professores da rede municipal de ensino.

Os professores são agentes fundamentais na promoção da reconexão dos alunos com o ambiente natural, na propagação de boas práticas ambientais e na conservação da natureza.

A proposta é que, por meio de imersões, os educadores proporcionem experiências que evidenciem a biodiversidade local, sensibilizando as crianças para a importância da preservação ambiental.

Para enriquecer o aprendizado, foram sugeridas visitas à Reserva Guaricica, viabilizando aos alunos a oportunidade de vivenciar a riqueza da biodiversidade presente em nosso município. Além disso, foi incentivada também a abordagem de temas relacionados à recuperação ambiental com a disponibilização de um material didático específico, desenvolvido para enriquecer as aulas e facilitar a abordagem dos temas relacionados.

A formação de professores, o aumento da visitação nas reservas ambientais e o fornecimento de material didático também fazem parte do Projeto Individual de Propriedade (PIP) das Unidades de Conservação que tem por objetivo a melhoria da avaliação das Unidades de Conservação de Antonina junto ao IAT através Programa de Pagamento por Serviços Ambientais de Antonina (PSAM) – Fábrica de Natureza.

Por meio dessa iniciativa, contribuímos não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a formação de futuros cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A preservação da natureza é responsabilidade de todos. Vamos cuidar do que é nosso e caminharmos para uma Antonina cada vez melhor!